Com investimentos de R$ 11 milhões na modernização da rede elétrica no município de Guaíra, no Oeste, a Copel dobrou a potência instalada da subestação Sete Quedas e está ampliando a rede automatizada de energia, interligada a medidores inteligentes. As obras garantem maior estabilidade no fornecimento, agilidade em religamentos e permitem aos clientes o controle do consumo de energia em tempo real.
A subestação Sete Quedas foi ampliada, com investimentos que somam R$ 3 milhões, recebendo um novo transformador de 7 megavolts-amperes (MVA), colocado em operação juntamente com o transformador existente, de mesma potência, somado a um conjunto de melhorias na unidade. As intervenções garantem mais estabilidade e qualidade na distribuição de energia no município.
“São obras de modernização da subestação que se interliga à rede automatizada que garante agilidade nas operações e permite reduzir o tempo de interrupções por causas externas”, explica o técnico da Copel responsável pelas obras, Leandro Orlandine.
Além do novo transformador, a subestação Sete Quedas passou a contar com um banco regulador de tensão, que mantém a tensão de fornecimento de energia, e com religadores automáticos, que permitem transferências de carga para manter o maior número possível de clientes ligados em casos de interrupções.
Um novo alimentador de 13,8 kV também foi instalado na unidade para maior estabilidade e capacidade de distribuição de energia. A subestação também está preparada para receber uma segunda fonte de alimentação, por uma linha de alta tensão de 34,5 kV, como alternativa, em caso de necessidade.
Com Agência de Notícias do Estado do Paraná
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp


